Home / Curiosidades / Tipos de Pelagens em cães

Tipos de Pelagens em cães

Entre os mais diferentes tipos de raças caninas, existe também os mais diversos tipos de pelagem, que, essencialmente, tem a ver com a função de cada raça e precisa de cuidados específicos em relação à tosa. Há, por exemplo, os cães da raça Lhasa Apso, que apresentam pelagem longa e com fios finos, e os Pit Bulls, que apresentam pelagem curta e fina e não precisam de tantos cuidados em relação à tosa como o Lhasa Apso.

Ou seja, são vários tipos de pelagem diferentes que precisam de cuidados diferentes. Você quer saber quais são esses tipos? Então fique de olho na lista que preparamos sobre o assunto. Veja abaixo!
7 tipos de pelagens em cães:

Exemplos de raças de pelagem curta: Pug, Bulldog Francês, Pinscher, Beagle, Pit Bull.
Exemplos de raças de pelagem curta: Pug, Bulldog Francês, Pinscher, Beagle, Pit Bull.

1) Pelagem Curta

Os cães de pelagem curta apresentam pelo rente ao corpo, caracterizando um tipo de raça que não é própria para suportar as temperaturas mais baixas. Com pelos finos e pele sensível (na maioria das raças), podem ser machucados caso a escovação seja inapropriada. Devem ser escovados 1 vez por semana, utilizando escovas de borracha ou um pente próprio para remover os pelos sem machucar a pele do animal. Em relação à tosa e banho, 1 vez por mês é o suficiente.

2) Pelagem Longa, Sedosa e sem Ondulações

Essa estrutura de pelagem canina pode ser dividida em 2 variedades:

1) Pelo Sedoso e Fino e 2) Pelo Sedoso mais Grosso. Os pelos mais finos quebram e embaraçam mais fácil e precisam de mais cuidado tanto em relação à tosa, quanto à escovação e aos banhos.

Exemplos de raças de pelagem longa sedosa sem ondulações: Afgan Hound, Yorkshire Terrier.
Exemplos de raças de pelagem longa sedosa sem ondulações: Afgan Hound, Yorkshire Terrier.

Já os pelos sedosos e mais grossos não embaraçam tão fácil, mas também precisam de escovação diária e tosa higiênica cerca de 2 vezes por mês.

 

 

3) Pelagem Longa, Lisa e levemente Áspera

Lhasaapso
Exemplos de raças de pelagem longa, lisa e levemente áspera: Lhasa Apso, Shih-tzu, Sky Terrier.

Esses cães apresentam pelos longos e lisos, mas que não são tão finos quanto o do Yorkshire Toy Terrier, por exemplo. Os fios são mais grossos e ásperos e necessitam de tosa higiênica uma vez por mês, além de escovação diária e as tosas próprias para o tipo de estação.

 

4) Pelagem Longa e Encaracolada

Maltes
Exemplos de raça de pelagem longa e encaracolada: Poodles, Bichon, Maltês, Cão D’Água Português.

Esse é um tipo de pelagem que exige diversos cuidados especiais, como escovação correta pelo menos 3 vezes por semana (com escova cardadeira e pente) e manutenção constante. Em relação à tosa, os cães com esse tipo de pelagem têm os pelos aparados ou “tosquiados” e necessitam da tosa higiênica todo mês para não sofrer com problemas em relação aos pelos nos olhos e ouvidos.

 
5) Dupla Pelagem

collie cão
Exemplos de raça de dupla pelagem: Collie, Husky Siberiano, Malamute, Pastor Alemão.

Caracterizados por duas camadas diferentes de pelo, os cães de dupla pelagem apresentam subpelo denso e macio, que protege o corpo das temperaturas mais baixas, e o fios da parte externa, que são longos e normalmente mais ásperos. Em relação à tosa, esse tipo de pelagem necessita de apenas alguns aparos nas patas e perto do focinho. Tosá-los completamente é algo que pode prejudicar a sua saúde.

 
6) Pelagem Dura (ou pelo de arame)

airedale-terrier
Exemplos de raça de pelagem dura: Schnauzer, Scottish Terrier, Airdale Terrier.

 

Essa é uma pelagem áspera, alta e espessa, da qual os pelos não caem sobre o corpo do cachorro. Os cães com essa pelagem necessitam de uma técnica chamada Stripping, que consiste em arrancar os pelos do cachorro de forma manual. Alguns preferem fazer a tosquia com máquina de raspar, porém o mais indicado pelos profissionais é o Stripping para remover pelos mortos.
7) Pelagens Peculiares

old-english-sheepdogHá, ainda, os cães que apresentam um tipo de pelagem totalmente diferente das raças mais comuns, como é o caso do Old English Sheepdog, que apresenta pelagem armada, felpuda, sem ondulações e de textura áspera, e dos cachorros das raças Puli e Komondor, que apresentam subpelo denso e macio na primeira camada e pelos longos e encaracolados, que se assemelham a cordas penduradas pelo corpo.

Check Also

Lágrima ácida: o que é isso? Como prevenir?

Saiba o que é lágrima ácida e como combatê-la! O que é lágrima ácida? Por …

3 comentários

  1. Lucimara de Andrade Souza .

    ola boa noite gostaria de saber se as informações contidas neste site, foram escritas por um veterinário, ou por apenas alguém com curso em banho e tosa
    (estou colhendo material para estudo)

    • Boa tarde,
      As informações neste blog são colhidas pela internet e também pelas opiniões em nossa loja 🙂

    • Eu queria saber também porque eu fiz o meu curso de banho e tosa em São Paulo em Tatuapé e eu passei noa curso e esse curso em Tatuapé vale apena fazer essa curso os pessoais de lá és excelentes e ensinam para todo mundo com faz para secar os bichos fazem tudo mesmo que vcs pensam bjs para todos aí gente .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *