A tosa padrão da raça é uma excelente maneira de preservar as principais características do seu pet.
Seja cão ou gato, é essencial que você se certifique de que o profissional de banho e tosa saiba fazer esse tipo de corte na pelagem do seu amigo de quatro patas.
Para tanto, é necessário saber tudo sobre esse tipo de tosa para poder solicitá-la no pet shop.
Pensando nisso, iremos falar ao longo deste artigo tudo que você precisa saber sobre a tosa específica para o padrão da raça do seu bichinho de estimação. Confira:
O que é tosa padrão da raça?
A tosa padrão da raça é um procedimento, que tem como objetivo preservar as características originais da pelagem de cada tipo de raça.
Além de conseguir manter uma excelente aparência dos cães e gatos, ela também consegue protegê-los de ações externas e uma boa higiene.
Um bom exemplo são os cães da raça Fox Terrier. Originalmente, esses cães têm habilidades como caçadores, por isso a tosa padrão deve manter uma pelagem dura com focinhos e sobrancelhas peludas.
Esse estilo consegue proteger o animal, enquanto ele caça a presa em locais pequenos.
Principais tipos de tosa padrão de raça
Ser um profissional que reconhece a tosa padrão de raça é um grande diferencial, e transmite uma imagem de confiança para os clientes.
De modo geral, o padrão da raça é definido por entidades da categoria, como a Confederação Brasileira de Cinofilia. Por isso, é recomendado que você mantenha-se atualizado quanto a esses parâmetros.
Confira abaixo a pelagem padrão para os principais tipos de raças de cachorros:
Padrão de raça Shih Tzu
O pelo deve manter um revestimento exterior longo, não encaracolado, denso e com um subpelo moderado. O comprimento dos pelos nos olhos, não deve afetar a capacidade do Shih Tzu enxergar.
Padrão de raça West (West Highland White Terrier)
A pelagem do Terrier é do tipo dupla. Os pelos devem ser duros, com um comprimento de cerca de 5cm, sem qualquer tipo de cacho. O subpelo deve permanecer curto e macio.
Padrão de raça Spitz Alemão
O padrão de raça Spitz Alemão é famoso por ter uma pelagem dupla. Seu pelo externo deve ser longo, separado e reto. Por outro lado, o seu subpelo é lanoso, grosso e curto.
O pescoço e os ombros devem ser coberto por uma juba. Enquanto isso, a parte posterior dos membros precisam estar franjadas e a cauda com uma pelagem espessa.
Manter-se atualizado quanto aos tipos de tosa padrão da raça irá torná-lo um profissional diferenciado no mercado.
Além disso, estará pronto para fazer o procedimento ideal que cada raça exige. Uma boa dica é investir em cursos profissionalizantes nessa área.