Home / Cuidados / Aprendendo a tosar seu animal em casa

Aprendendo a tosar seu animal em casa

Tosar seu animal em casa é uma das melhores alternativas para reduzir os gastos com pet shop. Além disso, quando realizado de maneira correta, pode fortalecer o relacionamento entre o pet e o seu dono, pois ambos desfrutam de um momento divertido.

Mas atenção, para conquistar esse objetivo é importante conhecer as principais técnicas para fazer a tosa em casa. Pensando nisso, elaboramos esse artigo com dicas essenciais de como fazer esse procedimento de higienização. Confira:

 

Cuidados preliminares ao tosar seu animal em casa

Antes de começar a tosar seu animal em casa é preciso tomar alguns cuidados prévios. Com eles, você irá garantir que o seu pet tenha uma experiência agradável e que o corte fique perfeito. Confira abaixo quais são os principais cuidados preliminares:

Evite a tosa em dias frios

O pelo é um isolante térmico natural do seu pet. Ele serve para mantê-lo aquecido diante de temperaturas mais baixas. Por isso, dê preferência para a tosa em dias quentes.

Tamanho do pelo

Quando está no tamanho apropriado, o pelo pode ajudar a esfriar a temperatura corporal no animal, além de proteger sua pele do sol.

Faça uma consulta ao veterinário, para saber se seu pet realmente precisa de uma tosa. Além disso, não exagere e deixe, pelo menos, 2 a 3 centímetros de pelo enquanto tosar seu animal em casa.

Limpeza

Antes de tosar seu animal em casa, banhe e escove o pelo do seu pet. Isso irá ajudar a remover os nós, pois eles dificultam a passagem da máquina, causando dor. Leia mais sobre a importância de escovar os pelos do seu pet nesse artigo completo.

aprendendo a tosar seu animal em casa

Passo a passo para tosar seu animal em casa

Após tomar todos os cuidados você está pronto para tosar seu animal em casa. O procedimento é bem simples, em apenas quatro passos seu pet conseguirá ficar com um pelo bem cortado e estiloso. Confira abaixo como fazer:

  1. Tose as axilas colocando o animal de pé e levantando as patas dianteiras;
  2. Tose a virilha levantando as patas traseiras;
  3. Tose as nádegas com bastante cuidado, levantando a cauda;
  4. Siga tosando o resto do corpo agora, até terminar.

Dicas para o momento da tosa

Para garantir uma tosa segura para o seu pet, é recomendado usar máquinas de aparar pelos composta por pente, escova e lubrificante adequado. Esse tipo de equipamento é versátil e não agride a pele do seu gato e cachorro, durante a tosa.

Como as máquinas de aparar o pelo esquentam com facilidade, faça pausas durante a tosa e sempre aplique o lubrificante. Fique atento ao ruído produzido por elas, principalmente se seu animal tiver problemas com barulhos altos.

É importante lembrar de passar a máquina em linhas retas e longas, de forma devagar, evitando movimentos abruptos e curvas. E Lembre-se: Tosar sempre no sentido do crescimento do pelo, nunca ao contrario. 

Como pode perceber, tosar seu animal em casa não é uma tarefa difícil. Só precisa ter alguns cuidados e usar as técnicas corretas. Se seguir nossas dicas, poderá garantir que o pelo do seu pet fique bem aparado e sem prejudicar a pele.

Na Berg Vet você encontra todo o equipamento de banho e tosa para você e seu pet !

 

Check Also

Fungos nas dobras dos buldogues ingleses

O surgimento de fungos nas dobras dos buldogues ingleses, é a maior preocupação dos donos …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *