Home / Higiene / Tratamentos e cuidados: tártaro em cães

Tratamentos e cuidados: tártaro em cães

Algo que normalmente não é levado com muita seriedade pelos donos dos pets é o tártaro. Mas esse é um caso que também precisa de atenção, pois quando não há os devidos cuidados podem ocorrer complicações e até doenças provenientes deste mal cuidado.

O tártaro em cães são as placas de bactérias resultantes do resto de comida que ficam acumuladas e resultam nestas bactérias. Quando não há uma limpeza nesta área é muito comum os cães terem mau hálito. Mas não apenas isso. A junção destas bactérias pode até causar meningite. Para evitar essa doença e outros problemas alguns cuidados podem ser tomados.

dogs-49324_960_720

Cuidados: tártaro

Quando não há cuidado em relação à prevenção contra o tártaro o cão pode chegar a perder dentes e não somente isso, o canal também pode ser fonte de contaminação para o organismo. Assim, quando já está em um estágio avançado ele não tem cura.

Limpeza do tártaro

Para fazer a limpeza de tártaro o profissional pode fazer com o animal acordado ou sedado. Mas em alguns casos é necessário fazer anestesia geral principalmente em partes de difícil acesso  e até para deixar a limpeza mais completa e não comprometer a qualidade dos outros dentes.

Já quando é realizado o tratamento ai deve o animal receber uma anestesia geral. Muitos donos chegam a ficar preocupados se a anestesia pode comprometer a saúde do pet, mas estes podem ficar tranquilos, pois durante a anestesia todos os sinais vitais do cão são monitorados.

Como prevenir

Existem no mercado algumas formas que os donos podem ajudar a prevenir o tártaro em cães. A primeira dica é que se pode comprar uma escova de dente e fazer a limpeza de seus dentes. Sim, esse é um desafio e não é nada fácil, a gente sabe disso.

Por isso, a dica principal é começar a escovar os dentes de seu pet quando ele ainda é filhote para ele se habituar com essa prática, pois depois de grande ele não vai deixar que seus dentes sejam escovados.

dog-167663_960_720

Outra dica e que é muito boa os donos dos pets adotarem é comprar ossinhos artificiais para os seus cães. Algumas rações também hoje são mais balanceadas e ajudam nesse controle, mas a dica principal é levar ao veterinário e ao responsável para fazer a limpeza regularmente. E em casa você deve tentar fazer essa escovação dentária.

Dicas para seu pet gostar de ter os dentes escovados

Sim é um grande desafio fazer com que seu pet deixe que você escove seus dentes. Mas isso é possível. Primeiro esse momento deve ser legal e seu cão precisa sentir isso. Ele não pode ter a sensação de quem vai fazer algo que detesta e assim contestar e apenas atrapalhar.

Aproveite o momento e mostre a pasta de dente para o seu pet. Dê para ele experimentar e tenha paciência, pois é fundamental nesse processo. Depois vá com a escova fazendo o processo de escovação. O fundamental é que seja realizado deste pequeno. Esse é o segredo. Boa sorte e higiene sempre.

 

Check Also

melhores produtos para hidratar os pelos de cães

Melhores produtos para hidratar os pelos de cães

Usar os melhores produtos para hidratar os pelos de cães é a garantia de um …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *