Home / Curiosidades / Uma raça que corre muito: Saluki

Uma raça que corre muito: Saluki

Sempre existem aquelas listas ressaltando os cães inteligentes como também os difíceis de serem adestrados. Mas você sabe quais raças mais rápidas do mundo? O Saluki é uma dessas raças. Em outro texto iremos falar de outras raças consideradas rápidas, ou que correm muito. Mas também não é por nada! Se você ver um Saluki irá perceber que ele tem um porte voltado para a corrida.

Essa raça sempre teve um instinto caçador, mas nem por isso deixou de ser uma raça companheira ao seu dono. Mas vale ressaltar que o Saluki é uma raça rara e você não vai encontrá-lo facilmente para a venda. Tanto que no Brasil poucos criadores possuem Salukis.

dogs-1141428_960_720

Características do Saluki

Primeiramente a pelagem do Saluki é lisa e pode ser das seguintes cores: “branca, creme, dourada, fulva, vermelha, cinza-fogo, grisalha, preta e chocolate”. Os traços dessa raça são bem harmoniosos e também chegam a ser exóticos. Imagine  que a altura do Saluki pode variar de 51 a 78 centímetros? E mais, o seu peso oscila entre 13 e 30 kg. Portanto, é um cão de porte médio e grande. Quem ver um Saluki. o que logo vai lhe chamar a atenção é o seu pescoço que é elegante e flexível.

images

Temperamento do Saluki

O Saluki é uma raça considerada simpática pelas pessoas. São bem companheiro, mas os criadores ressaltam que a convivência de filhotes com mais pessoas deve ser iniciar logo cedo, para que os mesmo não se sintam estranho a outras pessoas. Essa raça não tem uma origem certa, fala-se muito de região. E na Turquia ela pode ser encontrada assim como no Irã.

Cuidados com o Saluki

Eles são considerados uma rala forte, porém é preciso cuidado ao criar a raça. Um cuidado especial é que eles devem ter uma alimentação saudável e os pelos precisam ser escovados com regularidade, assim eles ficam mais bonitos e saudáveis.

Curiosidades

É considerada uma das raças caçadoras mais antigas do mundo. Também se comenta entre historiadores que pinturas de Salukis foram encontradas nas tumbas dos Faraós Egípcios e Templos Assírios. Não é mesmo interessante?

painting-67475_960_720

Outra questão é que os cachorros Salukis têm sido usados para caçar coelhos, raposas, algumas aves e azeninos selvagens. Mas não é por isso que eles deixam  de viver próximos com seus companheiros, já que eles gostam de viver em contato com a família de seus proprietários.

O que acharam desta raça exótica? É bonita não é mesmo?

Referência

Cães Online

 

Check Also

Como calcular o custo no banho e tosa

Saber como calcular o custo no banho e tosa é algo essencial para qualquer profissional …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *