Home / Higiene / Você sabia que escovar os dentes dos Pets é muito importante ?

Você sabia que escovar os dentes dos Pets é muito importante ?

A importância de escovar os dentes dos pets no Banho e Tosa

É raro encontrar profissionais de banho e tosa que também realizam a escovação em cães e gatos. Geralmente este cuidado fica por conta do dono mesmo, que muitas vezes não sabe como fazer e não compreende a importância deste ato.

Oferecer este tipo de serviço pode ser um diferencial interessante para o profissional, mas mesmo que este não seja o caso, saber da importância da escovação pode ajudar e muito na hora de informar os donos mais desavisados. Por isso é interessante saber tudo sobre este assunto.

A escovação de pets é coisa séria e precisa ser realizada de forma periódica. A falta de higiene bucal dos bichinhos, além de causar mau hálito e uma possível queda nos dentes, também resulta na formação de tártaro.

O tártaro quando é acumulado em excesso pode causar doenças graves na gengiva, que se não tratada, pode ser levada inclusive para os órgãos internos do animal como fígado, pulmão e até coração. Em casos realmente graves, a gengivite pode inclusive levar à morte do animal. Ou seja, não dá mesmo para brincar com este assunto.

Mas como cuidar da escovação dos bichinhos?

Assim como acontece com a gente, tudo começa com a escolha da escova de dentes. Atualmente já é possível encontrar no mercado escovas especiais desenvolvidas especialmente para eles. Mas as escovas infantis também fazem bem este trabalho.escovar dentes de caes

Outra informação importante com relação à escova é que ela deve ser única e exclusiva para cada animal. O compartilhamento de escovas de dente pode levar as bactérias de um animal para outro causando doenças e até aumentando a incidência do tártaro. Portanto, cada bichinho deve ter sua própria escova de dentes.

E atenção para o creme dental! De forma alguma utilize pastas de dentes para seres humanos. Elas são muito fortes e podem causar problemas. Existem diversas marcas de pasta de dente para cães e gatos. Algumas inclusive possuem sabor para facilitar ainda mais a escovação. Há diversas opções como frango, carne e frutas.

Além da escovação em si, também existem outras formas de cuidar da dentição de cães e gatos. Existem também uma grande variedade de produtos em formato de petiscos e tiras de couro, que ajudam na limpeza dos dentes e no controle do tártaro. Eles não substituem a escovação, mas ajudam bastante.

O melhor é começar a acostumar o cão ou gato com a escova desde pequeno. Quando ainda bebês, os donos podem deixar o animal brincando sozinho com a escova, para ir se acostumando com a textura e perdendo o medo. Mais tarde, começa o treinamento da escovação em si, que pode começar sem o creme dental, até que o animal permita o processo todo com calma.

Alguns animais não aceitam a escovação de forma alguma. Para estes casos, e principalmente quando o tártaro alcançar níveis muito altos e perigosos para a saúde, recomenda-se a remoção cirúrgica, na qual tudo acontece com o animal sedado e em ambiente controlado.

Para mais informações sobre este procedimento, consulte um médico veterinário.

Check Also

Mau Hálito em Cães: Causas? Como evitar?

Seu cão está com mau hálito? Saiba porque isso acontece e como prevenir. Cãozinho com …

Um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *